quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Sobre Bel Gurgel


  Bel Gurgel é publicitária e produtora cultural. Iniciou suas atividades em 1989, trabalhando com Márcio Pitliuk. Deu ‘aulas-oficinas’ na universidade, cursos técnicos na área publicitária, passou por mídia, atendimento, criação. Depois de anos na área, decidiu atuar em produção cultural com galerias de arte e promovendo o trabalho de diferentes artistas.
Especializou-se em marketing cultural e, com a jornalista Débora Negro, abriu a Circuito, uma empresa de assessoria de imprensa e produção cultural, sua porta de entrada para o show business, quando trabalhou para o teatro Mambembe e também produziu diversos shows: Blue Jeans, Blues Etílicos, Ed Motta, JJ Jackson, Jorge Mautner, Cássia Eller, Itamar Assumpção, entre outros.
Em 1995, estudou design moveleiro com Angélica Santi e iniciou suas atividades como designer. A seguir, no ano de 1997, abriu a Antagônica Design e Arte em sua cidade natal, Jundiaí, uma loja de design de móveis e galeria de arte, quando representou diversos artistas e designers nacionais e internacionais: Inos Corradin, Gustavo Rosa, Antonio Peticov, Ivald Granato, Vera Café, Irmãos Campana, Moshe Gorban, além de muitos outros.
Logo em seguida, viajou para Minas Gerias, voltando encantada para São Paulo. Impressionada com a riqueza do artesanato mineiro, inaugurou um novo ponto: a Viela Rica, uma feira de rua que misturava  desde o design italiano até o artesanato mineiro.
Em 2001, mudou-se para Ouro Preto, Minas Gerais, estudou museologia e museografia com a museóloga Thelma Palha, e em 2002 deu iniciou a um projeto social no distrito de Antonio Pereira, criando a marca Preguiçosa, uma linha de colchas, almofadas, tapetes e pufes feitos, a partir da releitura de técnicas tradicionais mineiras de feitio, por mulheres de baixa renda no distrito de Antonio Pereira, Ouro Preto. Ministrou cursos de Produção Cultural pelo FAT e Oficinas ligadas à cultura e gestão cultural como, “O caminho do artesanato no mercado brasileiro” e “Mapas Urbanos: qual é o caminho da cidade histórica?” nos Festivais de Inverno em Minas Gerais.
Pelos 50 anos da Petrobrás foi, via a produtora Comunicação Nacional, a produtora executiva, em Ouro Preto, responsável pelo 1º. Concerto de Sinos, conduzido pelo maestro catalão Llorenç Barber, discípulo de John Cage.
A convite do professor doutor Oliver Tabares realizou na Universidad de Medellín, Colômbia, a palestra “Projeto FAOP | Fundação de Arte de Ouro Preto: arte e patrimônio”, gerando um possível intercâmbio para o ano de  2011 de cursos e parcerias na área de patrimônio, conservação e restauração.

De 2008 a 2011 foi assessora de Comunicação da Fundação de Arte de Ouro Preto, entidade pública vinculada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.  É diretora de projetos no Estado de Minas Gerais da G11 | Associação para o Desenvolvimento da Arte e da Cultura, criando e dando suporte a exposições, lançamentos e projetos especiais.

Atualmente é a curadora e responsável pelo projeto da exposição: “Ouro Preto 300 anos – a cidade construída pela arte”.

Bel Gurgel estará presente na 1ª Semana Internacional do Design

Nenhum comentário:

Postar um comentário